Milonga

A Milonga é um genero musical. Este ritmo com grandes influências africanas originou o Tango. Diz-se que o Tango é filho da Milonga assim como a Milonga é filha do Candombe.

Milonga ou molonga é um estilo de canto, música e dança tradicional de várias partes da América Latina e da Espanha. Deriva da habanera e da guajira cubana e flamenca. É o ritmo nacional da Argentina, do Uruguai, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Também são chamados "milongas" os bailes onde se dança o tango e, por extensão, os locais onde esses bailes se realizam. Tradicionalmente, numa milonga baila-se o tango, a milonga e o vals cruzado, ou vals argentino (uma variante da valsa Vienense).

A milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, na Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires. Posteriormente, a milonga, como dança, foi absorvida pelo tango. Porém ela sobreviveu como gênero musical, cantada ao som do violão.

Recentemente, a milonga surge como elemento integrador da cultura musical entre os três países (Argentina, Brasil e Uruguai).

"Milonga" origina-se do termo quimbundo milonga, "palavras", através do espanhol rioplatense milonga. Nas religiões afro-brasileiras, o termo "milonga" significa "feitiço" ou "sincretismo".



Bachatango:

É a fusão de duas formas muito populares de dança latina: a Bachata e o Tango argentino.

A dança é caracterizada por movimentos sensuais da Bachata com os passos elaborados do tango com um foco forte no movimentos da bachata cubana..

Esta dança é realizada predominantemente em uma posição muito próxima ou no abraço fechado do tango. Tem um trabalho de pés menos elaborado do que a Bachata devido ao seu foco que é mais na sensualidade e no estilo.

Com a popularização da música da Bachata, os bailarinos de todo o mundo aproveitaram o lado romântico da Bachata para encontrar novas forma de a expressar.

Como a Bachata começou a ser ouvida em todo o mundo, os dançarinos aprenderam os quatro passos básicos da dança e começaram a elaborar conforme sentiam que deviam expressar a sua paixão. Com a rápida progressão deste estilo, agora está sendo dançado tanto com musica de Bachata como de Tango e é aceite em concursos de Bachata em todo o mundo.

Alguns musicos e DJ’s já compoem especificamente para Bachatango dando assim nascimento, também, a um estilo novo de música .
O Objectivo destas Oficinas:

Não somos campeões nem entramos em competições. Competimos apenas conosco próprios, dançamos por prazer e propomo-nos repartir esse prazer consigo.

O formador:

Fernando Machado da Silveira, Acupunctor tradicional e praticante de Qi Gong e de Tai Tchi,

Não se intitula Professor de Dança.

Mas nasceu a dançar, literalmente. Vem de uma família de dançarinos profissionais onde sempre se dançou. No entanto não optou por ser dançarino profissional, seguiu a carreira das medicinas alternativas onde a dança também é uma terapia. Já tarde enveredou pelas danças de salão e depois pelas danças latinas, apaixonou-se pelo Tango Argentino, pela Cumbia, pela Bachata e por algumas outras expressões da felicidade.

Na Irlanda conheceu os criadores da Bachatando e da Rueda com quem aprendeu, tendo-se deixado encantar por aqueles estilos de dança pela sua alegria e simplicidade.

Dança por amor e por paixão. Dança o que gosta e porque gosta, não dança por obrigação, dança para se dirvertir, venha-se divertir conosco.

MEXA-SE!