Contradanças Escocesas - Ceilidh

com Roger Picken & Sue Willdig



SINOPSE
Roger Picken estará no Festival Trocopar juntamente com Sue Willdig para dar duas oficinas de dança escocesa. Nas oficinas vamos descobrir tanto a elegância e a precisão das contradanças como o divertimento das danças ceilidh, e o espírito de convívio comum a ambas!



As contradanças escocesas envolvem figuras dançadas em conjuntos de pares, tipicamente quatro, ao som de reels e jigs (tal como na música irlandesa), e destrathspeys (um lindo ritmo lento, único da Escócia). Esta modalidade conquistou adeptos um bocado por todo o mundo, criando uma comunidade internacional muito dinâmica. As danças ceilidh (diz-se QUÊ-li) são divertidas e muito acessíveis, incluindo contradanças simples, valsas e two-steps, às vezes com o mesmo par, às vezes com troca de par. Fazem parte da cultura na Escócia, sendo dançadas em casamentos e não só.

Roger Picken é professor habilitado pela Royal Scottish Country Dance Society. Em 2004 Roger e Sue fundaram o Grupo de Dança Escocesa da ART (Associaçao de Residentes de Telheiras). O Grupo, que conta com cerca de 25 membros activos, já fez muitas apresentações públicas e também organiza ceilidhs e bailes de dança escocesa. Em 2012 foi criado mais um grupo em Lisboa liderado por duas alunas suas na zona da Lapa, dando mais possibilidades de aprender a dança escocesa sem sair da cidade! Em 2014, e outra vez em 2016, o Grupo organizou um curso intensivo de música, liderado pela conceituada violinista americana, Mara Shea, dirigido a músicos interessados em aprender a tocar a música associada às contradanças escocesas. No caso do curso em 2016, houve também um curso intensivo paralelo para dançarinos.

Roger Picken nasceu em Leicester, Inglaterra, em 1953, mas passou a sua adolescência nos Países Baixos. Frequentou a universidade em Londres, onde conheceu a Sue. Em 1982 casaram e mudaram para Berlim Oeste, mas 5 anos depois decidiram fixar-se em Portugal. Ironicamente, foi em Portugal que começaram a aprender a dança escocesa (com o Grupo de Carcavelos, ainda existente!). O Roger habilitou-se como professor da modalidade em 2006 em St. Andrews, Escócia. Quando não está a prosseguir a sua paixão pela dança (escocesas, europeias, a lindyhop, linedance....) pode ser encontrado no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde ensina e se diverte com a Matemática.

No Trocopar será acompanhado pelo violino de João Valente

Links:
Website do Grupo
Vídeo-resumo (8 minutos)do nosso ceilidh em Janeiro de 2017, com Roger a ensinar
Vídeo-resumo de uma exibição de dança escocesa que o nosso grupo fez em Dezembro de 2016

Apoios

Artes do Oriente

Apoios

Apoios